O reatar dos usos e costumes académicos na Universidade do Porto viu surgir um sem-número de grupos académicos, de cariz diverso mas assente mormente em aspectos artísticos.
As manifestações académicas mais publicitadas junto do grande público são as tunas. Na Academia existem mais de sessenta tunas masculinas, femininas e mistas, com graus de qualidade e de visibilidade variáveis. Na Faculdade de Engenharia existe uma tuna masculina e uma tuna feminina, que têm percorrido o país e o mundo de lés a lés com irrepreensível sucesso.
Tuna de Engenharia da Universidade do Porto
Em quantidade substancialmente mais reduzida, existem na Universidade grupos de fados, associados normalmente a uma única instituição de Ensino Superior. Presentemente são reconhecidos academicamente apenas cinco grupos de fados, incluindo o Grupo de Fados da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Apenas esses grupos estão legitimados a participar nas actividades académicas como a Monumental Serenata da Queima das Fitas.
Alguns estabelecimentos possuem ainda coros mistos, que actuam regularmente em actuações individuais ou conjuntamente com outros coros, em concertos festivos.
Coral do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Todos os anos, o Sarau Cultural da Queima das Fitas abre as portas às diversas manifestações culturais da Academia, como forma de aproximar os estudantes dos grupos académicos num ambiente festivo.